Fuso de prata
FUSO DE PRATA
Alcione Guimarães
120 p. - R$20,00
ISBN 85-86372-89-7 - Publicação de abril de 2006

capa em alta resolução
foto da autora em alta resolução

Alcione Guimarães

Literatura e pintura

O olhar feminino deslocando-se para captar muitos olhares e vozes, muitos seres diversos e diferentes, especialmente o Outro, bem Outro, que quase não é visível.
Um olhar bem feminino, ao mesmo tempo astucioso e delicado, aberto para as migalhas do cotidiano e para os sonhos, as fantasias, os mistérios, a infância, as muitas memórias que todos carregamos. As viagens.
São onze narrativas neste livro primoroso de Alcione Guimarães, nas quais as personagens são frágeis, a maioria excluída da grande estrada, portadoras de muita humanidade, humildade e enganos, capazes de viver os mistérios e os enigmas do próprio destino, quase como um caminho para o nada, indicando com isso, no dizer de Guimarães Rosa, o nada e a nossa condição.
Ou, para lembrar o escrito de Borges, ao final do conto “Fuso de prata”, e do livro: há sempre um sonho dentro do sonho, e dentro de outro sonho, que o caminho é interminável e podemos morrer sem despertar realmente.
O estilo dominante nesses contos é próprio de um delicado olhar feminino, de uma leveza exemplar, na composição das frases, na escolha vocabular, nas notações psicológicas e sociais. E sobressai, percorrendo os textos, a arte exímia da notável artista plástica – que Alcione também é – na descrição ou sugestão das formas, das cores, das nuances das imagens, dos seres, dos objetos, das paisagens.
Alcione Guimarães compõe uma aliança rara e feliz entre literatura e pintura, fazendo de seu livro um repositório de enigmas, mistérios, belezas, na intersecção do visual e do emotivo, tudo convergindo para que nossa vida breve seja especulada nas travessias, no fluir do tempo e nos enigmas dos sentidos.
É um livro edificante, no sentido próprio, de instigar nossas perguntas para com elas podermos construir ou reconstruir as possíveis respostas ao fluxo múltiplo e variado da vida. Goiás está de parabéns por contar entre seus muitos artistas com Alcione Guimarães, artista plástica e artista da palavra narrativa e poética.

Valentim Facioli

NANKIN EDITORIAL
Rua Tabatinguera, 140, 8. andar, cj. 803
Centro – São Paulo
CEP 01020-000
Tel. (0**11) 3106-7567, 3105-0261
Fax (0**11) 3104-7033
www.nankin.com.br
vendas@nankin.com.br